sábado, 2 de fevereiro de 2008

♪ Dias de folia ♫

"Folia: antiga dança portuguesa movimentada, ao som de adufes e pandeiros, acompanhada por cantos e executada por homens vestidos de mulher; (...) festejo animado, alegre e barulhento; farra, pândega, baile ..." (Dicionário Houaiss).

Ok, eu não gosto de carnaval. Mas também não odeio, aliás, nada contra quem quer aproveitar esses dias para se acabar na "folia". De qualquer maneira, se eu tivesse dinheiro teria viajado, isso sim, para um lugar calmo, tipo um hotel fazenda. Mas não foi dessa vez.
De qualquer maneira, o carnaval é uma festa popular bem antiga, que no Brasil existe desde os tempos da colônia. Olha só a imagem criada pelo pintor Debret inspirada nessa festa, que na época tinha o nome de "entrudo":

Jean Baptiste Debret, "Dia do entrudo" (Cena de Carnaval), 1816-1831.


Segundo a descrição de Debret, nesses dias as pessoas saiam às ruas, com artefatos chamados "limões de cheiro", simulacros de laranja recheados com uma água com aroma de canela, e jogavam uns nos outros. Era uma diversão da "classe média", como chamaríamos hoje, mas os escravos também participavam; na aquarela que vemos, Debret quis representar um escravo se divertindo ao sujar de polvilho o rosto de outra escrava, no "dia do entrudo". Bem, ela não parece ter muito ficado feliz com isso...
Enfim, parece que desde aquela época o carnaval envolve pessoas de várias classes sociais, e durava muitos dias. Nesse sentido, a festa tem um valor histórico e cultural que não dá pra negar.
Mas mesmo assim, não me animo para assistir aos desfiles no sambódromo ou sair em blocos.
Prefiro ir ao cinema e comer uma pizza.
Mas pra você, que vive o carnaval com toda a intensidade, muito ziriguidum! E, claro, com uma porção de juízo...


2 comentários:

Anônimo disse...

eu também não tenho muita paciência para os desfiles, mas confesso que me mantive acordada para ver a mangueira (sem trocadilhos...rs). e uma das escolas (me lembrar qual já é demais, né?) apresentou uma ala com o que eles chamaram "aquarelas de debret". não deu pra não lembrar de você!
bj

Anônimo disse...

eu adoooroo carnaval.e adoro desfilar adoro tudo relacionada a isso³³³³
sz